Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Portugal (Séc. XIX e XX)

Em 1789, deu-se em França uma revolução, que trouxe para Portugal profundas consequências. Com essa revolução, o regime absolutista é derrubado e estabelece-se um regime liberal que assentava sobretudo nos ideais de liberdade e de igualdade social. Estes ideais “revolucionários” começam a espalhar-se nos vários países europeus, entre os quais Portugal. Em Portugal, a preocupação dos liberais, em parte devido à independência do Brasil, foi tentar que Portugal se tornasse auto-suficiente, ou seja, que produzisse o necessário para o abastecimento da população.

Com a introdução de novas técnicas e novos produtos (por exemplo, a difusão da cultura da batata) e com a selecção de sementes, foi possível melhorar um pouco a situação da agricultura. Verifica-se, também, a transformação da indústria tradicional, artesanal, à base da energia braçal, na indústria moderna, mecanizada, utilizando as novas fontes de energia que iam sendo descobertas: primeiramente, o vapor; mais tarde, a electricidade e o petróleo. Para um verdadeiro desenvolvimento das actividades produtivas (agricultura e indústria) necessário se tornava desenvolver também os meios de transporte e as comunicações. Assim, a máquina a vapor é aplicada aos caminhos de ferro. Igualmente a construção de estradas conheceu um avanço considerável.


No final do séc. XIX, com o aproveitamento do petróleo como fonte de energia, surge o automóvel. A partir da independência do Brasil, Portugal começa de novo a voltar- se para os territórios de África.

Portugal começa a enfrentar dificuldades económicas, o que leva ao descontentamento popular em relação aos governos monárquicos. Assim, em 5 de Outubro de 1910, o regime monárquico é derrubado e proclamada a República. O povo passou, então, a eleger livremente os seus governantes. Começou a viver-se emDemocracia. Dificuldades económicas e de entendimento deram origem a que, em 28 de Maio de 1926, fosse instalada uma Ditadura (forma de governo em que não há eleições nem partidos políticos), em que a figura dominante foi o Dr. Oliveira Salazar. No dia 25 de Abril de 1974 foi reimplantada a Democracia. Através de eleições livres, o povo elege o seu Presidente da República e os seus representantes para as Autarquias locais e para a Assembleia da República

Sem comentários: