Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

PALAVRAS HOMÓNIMAS, HOMÓFONAS, HOMÓGRAFAS E PARÓNIMAS

As palavras homónimas- escrevem-se e pronunciam-se do mesmo modo, mas têm significado diferente.

Ex.: O rio corre devagar (nome masculino singular).
Eu rio durante as aulas (presente do indicativo do verbo rir).

As palavras homógrafas (mesma grafia)- são palavras que se escrevem do mesmo modo, mas pronunciam-se de modo diferente.
Ex.: O molho desta massa está delicioso.
Traz o molho de chaves que está na gaveta.

As palavras homófonas (mesma fonia)-pronunciam-se do mesmo modo, mas escrevem-se de forma diferente.

Ex.: Ouve o meu conselho. / Arranja um trabalho num concelho próximo deste.

As palavras parónimas- têm um som e uma escrita parecida mas significados diferentes.

Ex.: A vítima fez uma boa descrição do assaltante (acto de descrever, caracterizar, etc.).
É garantida total discrição na entrega dos produtos (qualidade de quem é discreto, ou seja, não dá nas vistas, atitude de reserva);
Ex.: A tua letra é ilegível. (não se consegue ler) / Aquele candidato é elegível para o Parlamento Europeu.  (pode ser eleito).

Resolve os exercícios propostos:

1- Identifica as relações estabelecidas entre as palavras destacadas nas seguintes frases:
a. Já conto o que se passou.
   Conto sempre os quilómetros das viagens que faço.
As palavras destacadas são palavras___________________.

b. Cavalgámos meia hora.
   Ora, ora, já chegaram!
As palavras destacadas são palavras___________________.

c. Os habitantes do castelo receberam-nos com um cumprimento.
    Não tinha a noção do comprimento da estrada.
As palavras destacadas são palavras___________________.

Soluções:
a. homónimas; b. homófonas; c. parónimas.

http://gramaticaportuguesa.blogs.sapo.pt/tag/palavras+hom%C3%B3nimas

http://ensam.jot.com/WikiHome/JustinaSantos/relacaodepalavras.htm

39 comentários:

mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Obrigada pelo seu blog, eu como mãe à procura de ajuda para o teste de português do meu filho que está no 6º ano, foi-me muito útil. Bem haja.

Ana Martins disse...

Muito bom, a minha professora vai pôr esta matéria para encher o teste e eu não encontrava o caderno do ano passado :)

Unknown disse...

Muito obrigada pela ajuda, adoro este site tem me ajudando muito... mesmo.

Muitos parabéns :)

Unknown disse...

muito obrigado esta informação foi-me muito útil para a minha pase de português 9º ano =D

Drika disse...

Muito obrigado, este blog salvou-me a vida!! =D
Da muito jeito! Espetacular!

Maria de Fátima disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maria de Fátima disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
estudacomcarla disse...

Cara Maria de Fátima! Se tiver algum erro a apontar agradecia que o fizesse. Muito obrigada!

ANONIM@ disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
estudacomcarla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zé Diogo disse...

Muito obrigado! Vou ter um teste de português e ajudou-me muito!

estudacomcarla disse...

Ainda bem Zé Diogo. Boa sorte para o teste!

Anónimo disse...

muito bom, ajudo-me muito!

Unknown disse...

Obrigado.ajudou muito para o teste!!!
:-)

Anónimo disse...

gosto disto

Unknown disse...

muito bom para o teste

Anónimo disse...

adorei

Anónimo disse...

obrigado vou ter exame de portugues amanha e o seu blog ajudou me muito

Anónimo disse...

OBRIGADA PRECISAVA FAZER UM TRABALHO DE PORTUGUÊS QUE VALIA TRINTA E ATRAVÉS DO SEU BLOG EU TIREI A NOTA MASIMA DEUS ABENÇOE!

Emília Rebouças disse...

Parabéns! O conteúdo está bem organizado e explicado!!!

Anónimo disse...

Gostei muito!!!!Foi muito facil de estudar!!

Anónimo disse...

muito bom

Anónimo disse...

Muito bom!!!
Ajudou-me nos TPC e nos TESTES!!!
Obrigada

Anónimo disse...

Muito bom!!!
Ajudou-me nos TPC e nos TESTES!!!
Obrigada

Unknown disse...

muito obrigado eu percebi tudo, foi o melhor que eu encontrei e tambem o melhor para perceber e guardar na cabeçinha!adeus!

Unknown disse...

muito obrigada,eu percebi tudo e este blog foi o melhor que eu encontrei e o melhor para guardar tudo na cabeçinha!obrigadooooo!

Cat disse...

Obrigada, este blog é muito útil, andava à procura dos exames dos anos passado, por causa dos exames de 2014

Anónimo disse...

ai obrigado ajudou-me imenso agora ja por causa de isso passei de nao satisfaz para bom










































































Unknown disse...

Foi me muito útil,obrigado!!!

Unknown disse...

Obrigado foi me muito útil para estudar e treinar!!

Unknown disse...

Obrigado,foi me muito útil para estudar!!

Unknown disse...

obrigado,foi me muito útil!!

Anónimo disse...

Da-me muito jeito este blog.Parabéns a quem o criou :)

Anónimo disse...

Muito obrigada! Amanhã vou ter o Exame de 9ºano e já não me lembrava destes conceitos.

Anónimo disse...

Muito obrigada, amanhã é o meu exame de 9º ano e já não me lembrava destes conceitos.

Unknown disse...

a) homónima;
c)Homófonas;e
c) parónimas

Unknown disse...

Foi benéfico.tatenda

armênio disse...

foi util!! obrigado