Pesquisar neste blogue

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O fim da Monarquia e a República

Desde D. Afonso Henriques que o chefe do Estado era o rei. O rei governa toda a vida e quando morre sucede-lhe o filho mais velho.

Em Portugal existiram 33 reis repartidos por 4 dinastias. A dinastia acaba quando não há descendentes ou quando é escolhido um rei de outra família para reinar.

No início do sec. XX, Portugal atravessa uma grave crise económica e social. O descontentamento das populações vai crescendo dia-a-dia.
Em 1908, o rei D. Carlos I e o príncipe D. Luís Filipe são assassinados no Terreiro do Paço em Lisboa.

D. Manuel II ascende ao trono após a morte do pai e do irmão.

No dia 4 de Outubro de 1910 estala em Lisboa uma revolta republicana chefiada por Machado dos Santos e no dia 5 de Outubro em 1910 é proclamada a República.
O rei D. Manuel II abandona Portugal, com destino ao exílio na Inglaterra onde morreu.

Na Republica o Presidente representa o país por um período de 5 anos e é escolhido por todos os cidadãos através de eleições.

O 1º Presidente da Republica foi o Dr. Manuel de Arriaga.
Entretanto foi elaborada a Constituição de 1911, onde estava escrita a lei que regulamentava os direitos e deveres e as garantias dos cidadãos, bem como a organização política do estado. Apesar de todas as modificações e de se viver em democracia a situação do País continuava a ser muito difícil.

A 28 de Maio de 1926, deu-se um golpe militar chefiado pelo General Gomes da Costa. O Parlamento foi dissolvido e iniciou-se uma ditadura militar.

*Ditadura- O poder centrava-se apenas numa pessoa num só partido.
As pessoas não tinham liberdade de dar as suas opiniões, nem de se reunir para contestar o governo, pois podias ser presas.
Este regime proibiu:
  • Partidos políticos
  • Liberdade sindical
  •  Greves
  • Liberdade de imprensa


O General Carmona derrubou Gomes da Costa, assume a presidência da República e chama para ministro das Finanças o professor Oliveira Salazar.
O período de ditadura militar durou 48 anos.

25 de Abril de 1974

No dia 25 de Abril de 1974 alguns jovens militares iniciaram um movimento contra a ditadura. 
Nesse dia terminou a ditadura militar e instaurou-se a democracia.
A revolução vitoriosa derrubou o regime e entregou o poder a uma Junta de Salvação Nacional que designou um governo provisório. As pessoas voltaram a ter liberdade e criaram-se condições par o progresso do Estado.
Em 1976 foi elaborada uma nova constituição de República Portuguesa.
O 1º Presidente eleito após a revolução do 25 de Abril foi o General Ramalho Eanes.



Sem comentários: