Grupo I
O mundo muçulmano em expansão
1- Explica as principais semelhanças entre o cristianismo e o islamismo.
O islamismo e o cristianismo são duas das religiões monoteístas (acreditam em um só Deus) e têm em comum princípios doutrinários como a fé em Deus, a esmola, a caridade, o jejum e uma mensagem de tolerância. No passado, os crentes em ambas as religiões praticaram a Guerra Santa como meio de expansão das respetivas doutrinas.
2- Refere os princípios da religião islâmica.
A religião islâmica assenta em cinco princípios fundamentais: a fé em Deus (Alá); a prática da oração cinco vezes por dia, na direção de Meca; a caridade; observar o jejum durante durante o mês do Ramadão; fazer a peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida.
3- Como foi a invasão muçulmana da Península Ibérica?
Os muçulmanos após vencerem os visigodos na batalha de Guadalete, no Sul da península, rapidamente conquistaram todo este território, com a exceção da região montanhosa das Astúrias e dos Pirenéus.
4- Como se relacionavam os cristãos e os muçulmanos?
Os dois povos coexistiram pacificamente na Península Ibérica graças ao clima de tolerância que se desenvolveu entre as duas culturas.
5- Quais foram os principais contributos dos muçulmanos para a cultura europeia?
a) na cultura e na ciência- medicina, matemática, astronomia e geografia;
b) na economia- algarismos, pesos e medidas, agricultura e árvores de fruto;
c) nos avanços técnicos- bússola, astrolábio, nora e azenha.
d) na língua- vocábulos e toponímia.
e) na arte e no urbanismo- arco em ferradura e azulejo.
6- Portugal tornou-se um reino independente!
a) Qual a importância da data "1143"?
Em 1143 deu-se o Tratado de Zamora, no qual D. Afonso VII reconheceu a independência política de Portugal e D. Afonso Henriques como rei de Portugal.
b) Explica a Bula Manifestis Probatum.
Através da Bula Manifestis Probatum , em 1179, o Papa Alexandre III reconheceu a independência do Reino de Portugal.
c) Qual a importância do Tratado de Alcanises?
Com o Tratado de Alcanises (1297), no reinado de D. Dinis e D. Fernando IV de Castela, foram definidas as fronteiras de Portugal com Castela.
Grupo II
Apogeu e desagregação da "ordem" feudal
7- Explica os progressos técnicos verificados na agricultura nos séculos XII e XIII.
Utilização do ferro nos instrumentos agrícolas (no arado, na charrua e na grade de esterroar); generalização do afolhamento trienal (divisão da terra em três parcelas, das quais duas eram cultivadas alternadamente em cada ano e a terceira ficava em pousio para ganhar nutrientes); movimento das arroteias (ocupação de novas terras: florestas, pântanos, zonas áridas e matagais, pelos camponeses); aperfeiçoamento das técnicas de rega (a nora, canais de irrigação) e introdução de técnicas de moagem dos cereais (como o moinho de vento e de água).
8- Refere os progressos técnicos verificados nos transportes nos séculos XII e XIII.
Nos transportes terrestres introduziu-se o sistema de atrelagem em fila dos cavalos e dos bois; vulgarizou-se o uso da coelheira (espécie de coleira aplicada no pescoço dos animais) e o da ferradura nos cascos dos animais. Nos transportes marítimos e fluviais, introduziu-se o leme fixo na popa e instrumentos de orientação no mar alto (bússola, astrolábio, cartas de marear e portulanos).
9- Explica o crescimento demográfico verificado entre os séculos XII e XIV.
O crescimento demográfico deveu-se sobretudo à diminuição da taxa de mortalidade. Esta situação pode explicar-se com a melhoria na alimentação (resultante do aumento da produtividade agrícola) e pelo clima de paz que se vivia na Europa após as invasões dos séculos anteriores. Este crescimento demográfico conduziu à expansão e colonização de novos espaços e à formação de novos núcleos urbanos (cidades).
10- Quais os poderes dos senhores (laicos e eclesiásticos)?
Estavam isentos de pagar impostos ao rei; podiam aplicar a justiça e o clero gozava ainda do privilégio de ser julgado em tribunais próprios.
11- Que medidas régias enfrequeceram o poder dos senhores e enfraqueceram o poder do rei?
As Inquirições (inquéritos para conhecer o património dos grandes senhores e os direitos eventualmente usurpados à Coroa); as Confirmações (que legitimavam as doações feitas à nobreza e ao clero; as Desmanortizações (impediam o clero de adquirir mais terras por herança) e o Beneplácito régio (proibição da publicação de leis papais sem autorização prévia do rei).
12- Quais foram os grandes centros do comércio europeu entre os séculos XII e XIV?
Norte da Europa (Flandres, Inglaterra, França e Alemanha); Mediterrâneo (Itália); Península Ibérica- Lisboa, grande polo comercial, ligando o Sul ao Norte da Europa.
13- Que princípios defendiam as ordens mendicantes?
Princípios de obediência, pobreza e castidade.
14- Caracteriza a cultura monástica.
Nos mosteiros e nas catedrais desenvolveu-se uma cultura erudita chamada cultura monástica. O latim era a língua utilizada no ensino. O ensino dirigido pela Igreja tinha como objetivo formar os futuros clérigos. Existiam dois tipos de escolas: escolas monásticas (situadas em mosteiros) e as escolas catedrais (situadas nas cidades, junto de catedrais e dirigidas pelos bispos das respetivas sés).
15- A cultura cortesã e popular eram muito diferentes!
a) Caracteriza a cultura cortesã- Estava presente nas cortes luxuosas dos reis e nobres que passaram a ser centros de convívio e de cultura. Nos palácios e castelos, os jograis tocava, cantavam, dançavam e faziam rir. Os trovadores recitavam poemas. Da poesia trovadoresca faziam parte as cantigas de amigo, as cantigas de escárnio e maldizer e as cantigas de amor. Também eram apreciados os romances de cavalaria, os livros de linhagem e as crónicas.
b) Caracteriza a cultura popular- Era simples e espontânea, enraizada nas lendas, contos, tradições e músicas populares. Esta forma de cultura, que se transmitia oralmente, estava ligada ao povo das aldeias e das cidades e foi difundida nas festas religiosas (procissões e peregrinações) e nas romarias, bailes e feiras com a atuação dos saltimbancos, momos e jograis.
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