Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Revisões para o teste (Outubro)

Classes abertas e classes fechadas
Classes abertas-são constituídas por um número ilimitado de palavras e à qual a evolução da língua vai acrescentando novos membros .Ex.: Nomes, verbos, adjectivos, interjeições e advérbios.

Classes fechadas- são constituídas por um número limitado (normalmente pequeno) de palavras e à qual a evolução da língua raramente acrescenta. Ex.: Preposições, conjunções, determinantes, pronomes e quantificadores.

Recursos Expressivos

Adjectivação- "Os seus olhos verdes, formosos e tristes".

Comparação- "O mar canta como um canário".

Enumeração- "Tudo começou no meu quarto, onde concebi as ideias que me levariam a dominar o bairro, a cidade, o país, o mundo...".

Metáfora- "Dois diamantes brilhavam no rosto da menina".

RecursosExpressivos


Identifica os recursos expressivos presentes nestas frases

Pronomes


PRONOMES são palavras que podem substituir o nome e respectivo determinante para não estarmos sempre a repetir.

Os PRONOMES podem variar em género, número e pessoa.

Os PRONOMES podem classificar-se em:

  • pessoais (indicam pessoas): eu, tu ele/ela, nós, vós, eles/elas;

  • possessivos (indicam posse): meu, minha, meus, minhas, meus, minhas; teu, tua, teus, tuas; seu, sua,; seus,suas;

  • demonstrativos (indicam proximidade e afastamento): este, esta, estes, estas; esse, essa, esses, essas; aquele, aquela, aqueles, aquelas; o outro, a outra, os outros, isto; isso, aquilo;

  • indefinidos (referenciam de forma imprecisa): alguém, ninguém, algo, tudo, nada;

  • relativos (funcionam como elo de ligação entre uma frase subordinante e as frases subordinadas relativas) : que, quem, onde, o qual;

  • interrogativos (introduzem perguntas) : qual?, onde?, o quê?,como?.
singularplural
masculinofemininomasculinofeminino
variáveiscujo
quanto
qual
cuja
quanta
qual
cujos
quantos
quais
cujas
quantas
quais
invariáveis
que, quem

singularplural
masculinofemininomasculinofeminino
variáveiseste
esse
aquele
o mesmo
o outro
o tal
esta
essa
aquela
a mesma
a outra
a tal
estes
esses
aqueles
os mesmo
os outros
os tais
estas
essas
aquelas
as mesmas
as outras
as tais
invariáveis
isto, isso, aquilo
1.ª pessoa2.ª pessoa3.ª pessoa
singulareu
me, mim
comigo
tu
te, ti
contigo
ele, ela
se, si
consigo
o, a
lhe
pluralnós
nos
connosco
vós
vos
convosco
eles, elas
se, si
consigo
os, as
lhes



Pronomes e determinantes possessivos - indicam a qual das pessoas gramaticais pertencem os objectos.
singularplural
masculinofemininomasculinofeminino
um possuidormeu
teu
seu
minha
tua
sua
meus
teus
seus
minhas
tuas
suas
vários possuidoresnosso
vosso
seu
nossa
vossa
sua
nossos
vossos
seus
nossas
vossas
suas

 

Pronomes indefinidos - indicam os seres de um modo vago e indeterminado.

singularplural
masculinofemininomasculinofeminino
variáveisalgum
nenhum
outro
todo
um
certo
muito
pouco
qualquer
alguma
nenhuma
outra
toda
uma
certa
muita
pouca
qualquer
alguns
nenhuns
outros
todos
uns
certos
muitos
poucos
quaisquer
algumas
nenhumas
outras
todas
umas
certas
muitas
poucas
quaisquer
invariáveis
algo, alguém, ninguém, nada, tudo, outrem

singularplural
masculinofemininomasculinofeminino
variáveisquanto?
qual?
quanta?
qual?
quantos?
quais?
quantas?
quais
invariáveis
que?, quem?

Exercícios:

1. Classifica os pronomes e sublinha só os indefinidos :
a) Nenhuma das minhas amigas me ligou hoje.
b) O meu pai foi à padaria.
c) Há quanto tempo não vais à praia?
d) Todos os dia eu vou à feira.
e) Hoje foram poucas pessoas à escola.
f) Tens uma caneta para me emprestar?
g) Ninguém me disse o que ia sair no exame.
h) Cada um vai fazer a sua tarefa.
i) Amanhã  vou à casa da minha prima.

pronomes


Conjunções coordenadas e subordinadas

CONJUNÇÕES Coordenativas e Subordinativas


Sem comentários: