Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Reacções Ácido-Base

Para comparar diferentes graus de acidez ou basicidade, os químicos pensaram em algo muito simples. Definiram uma escala numérica que permite ordenar as substâncias de acordo com o seu grau de acidez ou basicidade. Chama-se escala de pH e compreende, quase sempre, valores entre 0 e 14.


Quando se põe em contacto uma solução ácida com uma solução básica ocorre sempre uma reacção química. É assim que se consegue alterar a acidez das soluções ácidas e a basicidade das soluções básicas. A acidez de uma solução diminui quando se lhe adiciona uma solução básica, a basicidade de uma solução diminui quando se lhe adiciona uma solução ácida, alterando o pH.

O indicador universal adquire um conjunto de cores diferentes após as adições de solução de hidróxido de sódio. Essas cores permitem determinar o pH da mistura.

À medida que se adiciona solução básica de hidróxido de sódio à solução ácida de ácido clorídrico, o pH da mistura vai aumentando. Significa isto que a solução se torna sucessivamente menos ácida, acabando mesmo por tornar-se básica.

Reacções ácido-base também podem ser chamadas reacções de neutralização. As reacções ácido-base são reacções entre soluções aquosas ácidas e soluções aquosas básicas. Nessas reacções forma-se sempre uma substância pertencente ao grupo dos sais e ainda água:


Exemplos:
1. Ácido clorídrico + Hidróxido de potássio = Cloreto de potássio + Água
2. Ácido sulfúrico + Hidróxido de magnésio = Sulfato de magnésio + Água
3. Ácido sulfuroso + Hidróxido de sódio = Sulfito de sódio + Água



Os indicadores são compostos químicos que adquirem cores diferentes quando estão em presença de soluções ácidas, básicas ou neutras.

São exemplos de indicadores de ácido-base: a solução alcoólica de fenolftaleína e a tintura de tornesol.


http://pamportateis.com.sapo.pt/acido_base1.htm

http://www.anossaescola.com/vagos/ficheiros/recursos/Indicadores%20%C3%A1cido-base.htm

Sem comentários: