Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Preparação 2.º teste_2.º período


- Fontes de energia: baterias, pilhas e tomadas da rede eléctrica.
- Receptores de energia: lâmpadas, resistência e motor.

- Sentido convencional da corrente eléctrica: do pólo positivo da pilha para o pólo negativo.
- Sentido real da corrente eléctrica: do pólo negativo para o pólo positivo.

- Bons condutores eléctricos: são materiais através dos quais a corrente eléctrica passa. Exemplos: metais como o cobre e as ligas metálicas  e a grafite (esta última apesar de não ser um metal, também é condutora). Bom condutor --» Resistência pequena --» Maior Intensidade.

- Maus condutores eléctricos: são materiais através dos quais  corrente eléctrica não passa. Ex.: plástico, borracha e algodão.
Mau condutor --» Resistência grande--» Menor Intensidade.

- Corrente contínua- não muda de sentido. Ex.: Fontes de energia: pilhas e baterias (lanternas de bolso e faróis dos automóveis).
- Corrente alternada- muda de sentido. Ex.: Fontes de energia: Corrente eléctrica da rede (lâmpadas ligadas à tomada da rede).

- Intensidade da Corrente (I)- relaciona-se com o número de electrões que passa numa secção recta do circuito por unidade de tempo. Unidade S.I. - Ampere (A).
- Diferença de Potencial (U)- relaciona-se com a energia eléctrica transformada pelo receptor noutros tipos de energia. Unidade S.I.- Volt (V).
- Resistência eléctrica (R)- relaciona-se com a sua oposição  à passagem da corrente eléctrica. Unidade S.I. - Ohm (Ω).

- Amperímetro- aparelho de medição da intensidade da corrente (I). É montado em série no circuito.
Voltímetro- aparelho de medição da diferença de potencial  (U). É montado em paralelo no circuito.

- U série= U1 + U2 + .... (A diferença de potencial nos terminais de um conjunto de lâmpadas em série é igual à soma das diferenças de potencial nos terminais de cada uma delas).
- U paralelo= U1 = U2=... (A diferença de potencial nos terminais de um conjunto de lâmpadas em paralelo é igual à diferença de potencial nos terminais de qualquer uma delas)

- I série= I1 = I2=...(Nos circuitos em série, a intensidade da corrente tem o mesmo valor em qualquer ponto).
- I paralelo= I1 + I2 + .... (Nos circuitos em paralelo, a intensidade da corrente no ramo principal é igual à soma das intensidades da corrente nas várias ramificações).



Sem comentários: