Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Preparação 1.º teste_3.º período

Testa os teus conhecimentos:  


1. Lê com atenção o documento A.  
Documento A
Na noite passada três carregamentos de chá da China foram lançados ao mar (…). A destruição do chá foi tão audaciosa e determinada que não hesito em considerá-la como uma página épica da nossa história(...).Deixar desembarcá-lo seria submeter-nos às imposições do Parlamento inglês (…). Seria submetermo-nos à opressão, à miséria e à servidão.” Jonh Adams, Carta de 17 de Dezembro de 1775

1.1.A que acontecimento histórico se referem as fontes?

 2. Analisa o documento A

2.1.Refere, a partir da análise do documento, os principais motivos que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa.

3. Observa a figura.

3.1. Explica a importância do acontecimento representado na figura. A Tomada da Bastilha

4.Lê o documento A
Documento A
 “ Que a Convenção faça o seu dever, o povo saberá fazer o dele (…) Querem o nosso sangue os emigrados do Reno, que desde há três anos, para vingar a sua raiva impotente, atiçam contra nós os exércitos de carrascos de toda a Europa (…). Pois bem! Já que querem sangue, tê-lo-ão. Mas será na guilhotina.” Jornal Révolutions de Paris, Março de 1793 

4.1. Que regime político foi implantado pela Convenção?
4.2. No início de 1793, o rei Luís XVI foi guilhotinado. De que era acusado?
4.3. Quem foi Robespierre?
4.4. Esclarece o sentido da última frase do documento A.

5.1.Quem foi Napoleão Bonaparte?
6. Observa a imagem. Revolução Liberal Portuguesa
6.1. Localização no espaço
6.2. Localização no tempo
6.3. Associação secreta responsável pela organização do movimento
6.4. Principal líder do movimento.

7. Completa:

D. PEDRO IV Apoiado pela Burguesia __________________ Monarquia constitucional
D. MIGUEL __________________ Defende o Absolutismo _______________

Revolução Americana
8.1.Caracteriza as colónias inglesas antes da independência.
8.2 Explica as razões que conduziram os colonos americanos a exigir a independência à Inglaterra.
8.3Caracteriza a Constituição americana como uma constituição iluminista/liberal.  

Revolução Francesa
9.1 Explica as razões que conduziram a França à revolução.
9.2 Explica o objectivo da convocação dos Estados Gerais, o seu modo de funcionamento e as razões do seu encerramento.
9.3 Avalia a importância da obra da Assembleia Constituinte.
9.4 Caracteriza a fase da Convenção.
9.5 Distingue o Directório do Consulado.
9.6 Justifica a ascensão política de Napoleão.
9.7 Explica as razões do Bloqueio Continental.

------------------------------------------------------------------------------------------------

1. Explica porque motivo os exércitos napoleónicos invadiram Portugal entre 1807 e 1810. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 2. Menciona o que aconteceu com a família real aquando das invasões francesas. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 3. Indicas as condições que favoreceram a difusão das ideias liberais em Portugal. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4. Lê atentamente o documento 1.

Documento 1 – A Constituição de 1822 Art. 1º - A Constituição Política da Nação tem por objecto manter a liberdade, segurança e propriedade de todos os Portugueses. Art. 2º - A liberdade consiste em não serem obrigados a fazer o que ela não proíbe […] Art. 9º - A lei é igual para todos. Art. 26º - A soberania reside essencialmente na Nação […] Art. 29º - O Governo da Nação Portuguesa é a Monarquia Constitucional hereditária, com leis fundamentais que regulam o exercício dos três poderes políticos. Art. 30º - Estes poderes são: legislativo, executivo e judicial. […] Cada um destes poderes é totalmente independente, de forma que um não poderá arrogar [assumir] a si atribuições de outro.

4.1. A Constituição de 1822 adoptou os seguintes princípios. Indica para cada um deles uma frase do documento 1 que demonstre o respectivo princípio.
• Soberania da Nação

• Divisão tripartida dos poderes

• Igualdade dos cidadãos perante a lei

• Direitos, Liberdades e garantias

5. Menciona quem exercia cada um dos 3 poderes políticos.

6. Justifica a independência do Brasil

7. Refere as principais alterações impostas pela Carta Constitucional de 1826.

8. Preenche com a informação relativa aos 2 grupos em que a sociedade portuguesa de dividiu durante a revolução liberal.

Nome do Grupo Chefe Constituído por… Defendia Liberais

 9. Menciona qual foi o partido que saiu vencedor da guerra civil (1832-34).

10. Apresenta as principais reformas de Mouzinho da Silveira.

Tema: A Revolução Liberal Portuguesa (correcção)

1. O imperador francês, Napoleão Bonaparte, decretou o Bloqueio Continental pelo qual proibia que qualquer país europeu fizesse comércio com a Inglaterra. Como Portugal não respeitou o bloqueio os franceses invadiram o país por 3 vezes.

2. A família real portuguesa fugiu para o Brasil.

3. Foram várias as condições que favoreceram a difusão das ideias liberais em Portugal. Ao nível político existia um grande descontentamento pois com o Rei no Brasil quem governava o país era o general inglês Beresford. Financeiramente a abertura dos portos brasileiros aos ingleses trouxe a ruína aos comerciantes portugueses. As invasões francesas afectaram gravemente a agricultura, o comércio e a indústria, já de si bastante atrasadas. A nível social o descontentamento era em geral, mas era ainda maior junto do povo sobrecarregado pelo aumento dos impostos.

4.1. • Soberania da Nação: “A soberania reside essencialmente na Nação” • Divisão tripartida dos poderes: “Estes poderes são: legislativo, executivo e judicial” • Igualdade dos cidadãos perante a lei “A lei é igual para todos” • Direitos, Liberdades e garantias: “A Constituição Política da Nação tem por objecto manter a liberdade, segurança e propriedade de todos os Portugueses”

5. O rei detinha o poder executivo, as Cortes possuíam o poder legislativo e os tribunais exerciam o poder judicial.

6. O regresso do rei D. João VI a Portugal e abolição dos privilégios, provocaram um enorme descontentamento no Brasil que se via assim de novo na condição de colónia. Os colonos não aceitaram o retorno à condição de colónia, pelo que o príncipe regente, D. Pedro, declarou a independência do Brasil.

7. A Carta Constitucional de 1826 atribuiu mais poderes ao rei, que além do direito de veto sobre as leis e do poder executivo passou a ter também o poder moderador. O clero e a nobreza recuperaram alguns dos seus privilégios.

8. Preenche com a informação relativa aos 2 grupos em que a sociedade portuguesa de dividiu durante a revolução liberal. Nome do Grupo Chefe Constituído por… Defendia Liberais D. Pedro Intelectuais, burgueses Monarquia constitucional Absolutistas D. Miguel Clero, nobreza e povo rural Monarquia absolutista

9. A guerra civil (1832-34) foi ganha pelos liberais.

10. As principais reformas de Mouzinho da Silveira foram: aboliu a dizima e dos direitos feudais, reorganizou a administração e a justiça, extinguiu os pequenos morgadios, liberalizou o comércio interno, acabou com as corporações, integrou os bens da coroa na fazenda pública, garantiu o direito à propriedade (acabou com as penas de confiscação de bens), reformou o imposto da sisa, terminou com os privilégios da Companhia Geral da Agricultura e das Vinhas do Alto Douro, reformou as contribuições sobre os proprietários e capitalistas, reformou a divisão administrativa do país, criou Real Biblioteca Pública da Cidade do Porto.

http://prof.francodigi.com/activ_historia/revolucao_liberal_portuguesa.

htm http://prof.francodigi.com/activ_historia/consequencias_invasoes_francesas.htm

Sem comentários: