Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Influência dos factores do meio sobre os animais

A variação dos fatores do meio como a temperatura, a luz e a humidade vai influenciar o comportamento e a distribuição dos animais.

- Hibernação- Quando a temperatura atinge valores baixos alguns animais reduzem a sua actividade ao mínimo, assegurando apenas a sua sobrevivência. Exemplos: esquilo, ouriço cacheiro e urso pardo.

- Estivação- Quando as temperaturas aumentam muito e os ambientes ficam bastante secos alguns animais entram em estivação. Algumas espécies de caracóis entram em sono estival tapando a abertura da concha com uma fina película de muco.

- Migração- Quando as condições de temperatura não são as ideais alguns animais migram para regiões onde estas são mais favoráveis à sua sobrevivência. Exemplo disso são as andorinhas que no final do Verão, no hemisfério norte, rumam em direcção a África, que fica no hemisfério sul,regressando ao norte na Primavera seguinte.

- Adaptações morfológicas- Certos animais desenvolveram adaptações morfológicas que lhes permitem sobreviver no seu habitat.
Como exemplos de adaptações ao frio temos: os pinguins, que possuem para além do revestimento corporal, uma grande camada de gordura que os protege das baixas temperaturas, o urso polar que para além de uma grande camada de gordura, possui uma pelagem densa que o protege do frio e a raposa do ártico que possui extremidades como o focinho e as orellhas de tamanho muito reduzido para minimizar as perdas de calor corporal.

No desenvolvimento altas temperaturas temos como exemplo a raposa do deserto, cujas orelhas são muito desenvolvidas para maximizar as perdas de calor corporal. Do mesmo modo os elefantes também possuem grandes orelhas, o que facilita a transpiração. Já os répteis, como por exemplo as cobras, têm o corpo revestido de escamas, característica que as protege das perdas de água.

Podes estudar esta temática em:
- http://www.slideshare.net/visiense/influncia-dos-factores-do-meio-no-comportamento-dos-presentation
- http://pt.scribd.com/doc/14052985/Influencia-dos-factores-do-meio-nos-animais


Testa os teus conhecimentos em:
- http://profs.ccems.pt/palma/Ciencias/5%C2%BAAno/Animais/Factores%20do%20meio/JQuiz/JQuiz.htm
- http://www.anossaescola.com/idanha/ficheiros/recursos/Influ%C3%AAncia%20do%20meio.htm
- file:///C:/Users/FM/Desktop/fmeio.htm
- http://aulas.escolavirtual.pt/aulademo.php?flo=demos/aulas/cn5/aulas/cn5_07.flo
- http://profs.ccems.pt/palma/Ciencias/5%C2%BAAno/Animais/Factores%20do%20meio/JCloze.htm

Vídeos sobre a temática:

- A hibernação da tartaruga: http://www.youtube.com/watch?v=9A7f4yOKqPA
- A migração da borboleta: http://www.youtube.com/watch?v=fjkTEzj7-V8

Sem comentários: