Pesquisar neste blogue

domingo, 17 de maio de 2009

Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento

O desgaste provocado pelo impacto dos movimentos das águas do mar sobre a costa designa-se por abrasão marinha. Estes efeitos são mais notórios em arribas (costas altas e escarpadas). A abrasão ocorre na base da arriba, em que o impacto das águas sobre as rochas vai escavando e provocando a queda de detritos que se acumulam nas zonas mais baixas constituindo uma plataforma de abrasão.



As populações continuam a construir grandes centros populacionais em todo o litoral, que é considerado a zona de contacto entre o espaço terrestre e o espaço marítimo.
A subida do nível das águas, a construção de barragens nos rios e a retirada de areias para a construção civil contribuem para um recuo dramático da linha de costa.

Os detritos e as areias arrancadas pelo mar ou transportados pelos rios depositam-se quando as condições o propiciam, constituindo diferentes formas de deposição:

  • Praia – acumulação de areia na faixa litoral;
  • Restinga – acumulação de areia ligada à faixa litoral por uma das suas extremidades e com a outra livre;
  • Tômbolo – acumulação de areia que liga uma praia a uma ilha;
  • Ilha-barreira – acumulação de areia paralela à costa e dela separada por uma laguna.

Obras de intervenção na faixa litoral

A situação na faixa litoral tem conduzido a intervenções que ao invés de solucionarem os problemas resultantes do avanço do mar apenas os têm agravado ou deslocado para outros locais.

Têm sido construídas obras de protecção numa tentativa de impedir o avanço do mar na faixa costeira como os esporões (obras transversais à linha de costa), paredões (construções paralelas aderentes à linha de costa) e quebra-mares (construções paralelas destacadas da linha de costa).

A construção de esporões conduz a uma retenção de areias a ocidente destes, mas uma deficiência de abastecimento de areias nos locais a oriente e, consequentemente, aumentou a erosão.

Existem duas posições relativas à gestão da faixa litoral, uma delas defende que se deve deixar o litoral evoluir naturalmente, e outra defende que se deve fazer uma realimentação artificial das praias com areias, de modo a possibilitar a reconstituição natural dessas praias.


http://www.slideshare.net/catir/ocupao-antrpica-e-problemas-de-ordenamento

http://www.slideshare.net/catir/ocupao-antrpica

http://www.scribd.com/doc/13524120/ocupacao-antropica-

http://www.esec-odivelas.rcts.pt/BioGeo/ficha_antropica.htm

Sem comentários: