2- Lê as seguintes afirmações:
A- A moda de um conjunto de dados é o dado que surge mais vezes.
B- A qualquer conjunto de dados corresponde sempre uma média.
C- A altura e o peso de um dado grupo de pessoas são dados qualitativos.
D- Quando os dados são numéricos não existe moda.
2.1 Indica, pela respectiva letra, as afirmações falsas.
3. Realizou-se um estudo sobre a cor dos olhos de um grupo de amigos, tendo-se obtido o seguinte conjunto de dados:
Azul, castanho, castanho, preto, verde, castanho, preto, castanho, azul, castanho
3.1 Elabora uma tabela de frequências absolutas e relativas.
3.2 Quantos são os amigos?
3.3 Qual é a moda da cor dos olhos?
3.4 É possível calcular a média deste conjunto de dados? justifica.
4- O diagrama de caule-e-folhas representado diz respeito às alturas, em centímetros, dos alunos de uma turma.
4.1 Qual é a altura do aluno mais alto da turma e do mais baixo?
4.2 Quantos são os alunos da turma?
4.3 Quantos alunos têm uma altura inferior a 150cm?
4.4 Qual é a moda das alturas?
5. O Diogo registou as temperaturas verificadas num dia de julho, de quatro em quatro horas e construiu um gráfico de linhas, como o representado ao lado.
5.1 Qual foi a máxima registada?
5.2 A que horas se registou a temperatura mínima?
5.3 De quanto foi a descida de temperatura entre as 16 e as 20 horas?
5.4 Entre que horas a temperatura subiu?
5.5 Entre que horas se deu o maior aumento de temperatura?
6-
Faz a aproximação às unidades, décimas e centésimas dos seguintes números:
0,327
16,018
23,369
7. Quantos televisores tem em casa?
Esta pergunta foi feita a um grupo de pessoas que deram a seguinte resposta:
2,1,2, 3,2,4,1,4,2,2,2,1,3,2,1,2
7.1 Elabora uma tabela de frequências absolutas.
7.2 Qual é a moda do número de televisores por pessoa?
7.3 Qual é o número médio de televisores por pessoa? Justifica com cálculos.
7.4 Constrói um gráfico de barras com os dados recolhidos.
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