1- Após a invenção do microscópio a Biologia progrediu muito nos conhecimentos sobre todos os seres vivos.
1.1 O microscópio permitiu, por exemplo, encontrar a unidade fundamental da constituição de todos os seres vivos. Qual é essa unidade?
1.2 Este instrumento permitiu também, descobrir seres vivos impossíveis de observar a olho nu. Dá exemplo de um desses seres vivos._________________________
1.3 Completa a legenda do microscópio representado.
1.4 Classifica cada uma das afirmações seguintes de verdadeira (V) ou falsa (F).
__ O parafuso micrométrico permite focar o objecto com movimentos rápidos da platina.
__ O diafragma serve para regular a intensidade da luz que ilumina o objecto.
__ A ocular é uma lente que reduz a imagem dada pela objectiva.
__ A objectiva tem como função iluminar o campo visual.
1.5 Corrige as afirmações falsas, trocando apenas uma palavra, de modo a obteres afirmações verdadeiras.
1.6 Que tipo de imagem é dada pelo microscópio?
1.6.1 Na observação, a Ana utilizou uma ocular que ampliava 5 vezes e uma objectiva que ampliava 40 vezes. Qual o valor da ampliação obtida? Apresenta o cálculo,
2.1 Qual das duas imagens apresenta a epiderme da casca da cebola?
___A ___B
2.2 "A________________ _____________ faz parte, apenas, das células vegetais".
2.2 Completa a legenda do esquema B.
1-______________________ 2-__________________________ 3-_______________________________
3. A figura 4 apresenta dois seres vivos observados ao microscópio.
3.1 Assinala com um (X) a expressão que deve servir de legenda à figura.
Figura 4. Paramécia e Euglema
___ seres unicelulares ___seres pluricelulares
3.2 Entre as frases que se seguem, seleciona a que justifica a escolha que fizeste na pergunta anterior-
___ são constituídos por várias células
___ são seres microscópicos
___ são constituídos por uma célula.
4. Observa a figura que representa a classificação dos seres vivos em cinco reinos.
4.1 Completa a legenda.
A-_______________
B-_______________
C-_______________
D-_______________
E-_______________
4.2 lê atentamente os critérios de classificação seguintes. Depois, escreve em cada espaço (_____) a letra do reino que lhe corresponde.
____- Pluricelulares, com núcleo organizado, produzem o seu próprio alimento.
____- Uniclelurares, sem núcleo organizado.
_____- Unicelulares ou pluricelulares com núcleo organizado. Absorvem os alimentos a partir da matéria orgânica em decomposição.
_____- Unicelulares ou pluricelulares com núcleo organizado.
______- Pluricelulares, com núcleo organizado. Alimentando-se por ingestão de outros seres vivos.
5- Ordena os grupos taxonómicos que se seguem com os números 1,2, 3 e 4, de modo a traduzir uma diminuição na diversidade dos seres vivos.
___Filo ___Espécie ____ Classe ____Reino
6. Classifica os seres vivos da figuras 6 (minhoca) e 7 (polvo), utilizando as chaves dicotómicas fornecidas.
Nota: Indica os números seguidos na chave
6.1 A minhoca, da figura 6, é de um animal sem corda dorsal.
Identifica o Filo em que ela está classificada.
Filo-___________________
6.2 O polvo, figura 7, é uma animal sem corda dorsal.
Identifica o Filo e a classe em que está classificado.
Filo-_____________________ Classe-____________________
7- Em cada um destes três copos de laboratório A, B e C, misturou-se água com uma das seguintes substâncias: óleo, açúcar e areia. De seguida agitou-se vigorosamente o conteúdo de cada copo durante algum tempo e, depois, deixaram-se as misturas em repouso, durante cinco minutos.
Observa a figura 8 que representa os copos referido anteriormente, depois das misturas terem repousado.
7.1 Atendendo à figura, indica a substância que foi misturada com água em cada um dos copos.
Copo A-___________
Copo B-__________
Copo C-__________
7.2 Que nome se dá à mistura obtida no copo C? Assinala a resposta com uma cruz.
________Soluto ______ Solvente ____________Solução
7.3 Assinala, com uma cruz, o processo que deve ser usado para separar da água a substância do copo A.
____________Destilação ___________decantação _____________ filtração
7.4 Das três substâncias usadas indica as que são insolúveis em água.
8. Completa a afirmação seguinte:
"Uma solução de sal e água diz-se _________________quando não é possível dissolver mais sal".
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