1. Crise e Queda da monarquia (1890-1910)
- 1890 Ultimato Inglês: onda de nacionalismo e patriotismo habilmente aproveitado pelo partido republicano, o prestigio da monarquia é abalado.
- 31 de Janeiro de 1891: tentativa de revolução republicana no Porto
- Década de 1890: grave crise económica e financeira.
- Partido republicano ganha adeptos: fruto da propaganda que defendia o fim da monarquia.
- 1 de Fevereiro de 1908 dá-se o Regicídio, o rei D. Carlos é assassinado em Lisboa.
- 5 de Outubro de 1910: uma revolução derrubou a Monarquia e implantou um novo regime aRepublica.
- Governo provisório (Teófilo Braga): dirige o país até estar pronta a nova Constituição e haver eleições.
- A Constituição de 1911 estabeleceu um regime parlamentar
- Poder executivo: Presidente de República e Governo
- Poder legislativo: Congresso da República (Câmara dos deputados e Senado, equivalente aquilo que hoje chamamos de Assembleia da República). O poder legislativo sobrepunha-se ao executivo, o que obrigava a que os governos precisassem do apoio de uma maioria para governar.
- Poder Judicial: Tribunais
- Novos simbolos
- Bandeira
- hino - A Portuguesa
- Moeda - Escudo
- Na economia
- Agricultura: mecanização + adubos = pequeno aumento da produção
- Industria: melhorias e aumento de produção nos têxteis, conservas, moagem, metalurgia, cortiça, tabacos, química, e cimentos - destinava-se ao mercado interno.
- Comércio: algumas melhorias nos meios de transporte, a balança comercial continuou a ser deficitária e moeda desvalorizou.
- A nível social
- Lei da separação do Estado da Igreja: Num país extremamente católico foi uma medida anticlerical que não ajudou a republica a impor-se
- Registo civil obrigatório
- Lei do divórcio
- leis laborais: direito à greve, redução do horário de trabalho, descanso semanal, subsídios de doença, acidentes e velhice (medidas que não foram cumpridas pelos industriais o que levou à greve. à revolta dos trabalhadores e ao aumento da emigração para o brasil).
- aposta na educação:
- obrigatoriedade e gratuicidade do ensino até aos 10 anos;
- novas escolas primárias e jardins-escola
- ensino técnico;
- novas Universidades em Lisboa e no Porto...
- formação de professores
- A taxa de analfabetismo desceu ligeiramente, mas ainda continuou demasiado alta.
- Na Cultura: novos museus, bibliotecas, conferências, concertos, etc. 2.2 As dificuldades da 1ª república.
2.2 As dificuldades da 1ª república.
- Instabilidade Política
- 45 governos em 16 anos
- divergências no partido republicano
- conspirações armadas
- golpes de Estado
- guerras civis
- Participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial
- Agravamento da situação económico-financeira
- aumento da inflação
- aumentos dos impostos
- diminuição do poder de compra
- falta de bens essenciais
- Agitação social
- desemprego
- greves
- insegurança pública (atentados bombistas)
- Implantada no golpe militar de Gomes da Costa
- dissolução do parlamento
- estabelecimento da censura
- controlo das finanças por Oliveira Salazar (futuro presidente do conselho de ministros e líder do Estado Novo a ditadura que governou Portugal entre 1933 e 1974)
- Belle Époque
- preponderância da alta burguesia:
- frequentava espectáculos de ópera, teatro, cafés concertos
- convivia nos jardins públicos, termas e praias
- assistia a partidas de ténis e a concursos hípicos
- com mentalidade tradicional e conservadora
- as classes médias passaram a ter um peso mais importante na sociedade
- influenciam a opinião pública
- operariado com melhores condições de vida e trabalho graças ao sindicalismo
- diminuição das desigualdades sociais
- aproximação dos níveis de vida
- acesso fácil aos bens de consumo (para as classes médias e operariado)
- Loucos anos 20
- emancipação da mulher
- modificação na moda
- intensa vida de lazer
- Cultura de Massas
- imprensa (BD, Jornais, Revistas...)
- cinema
- rádio
- novos ritmos musicais (Cherleston, Foxtrot, Jazz)
- desporto (futebol, atletismo, ciclismo, automobilismo, boxe...)
- Revolução nas ciências físicas e nas ciências humanas e sociais
- física e física nuclear
- astrofísica
- biologia
- bacteriologia
- bioquímica
- sociologia
- psicologia
- história...
FONTE:: http://tempodehystoria.blogspot.pt/2011/12/revisoes-para-o-2-teste-9ano.html
Mais resumos em: http://nehistemf5.com.sapo.pt/FApoio_1republica.pdf;
http://nehistemf6.com.sapo.pt/FApoio_1republica2.pdf; http://nehistemf6.com.sapo.pt/A_Liberdade.pdf; http://nehistemf.com.sapo.pt/docs9/17_anos20.pdf
Exercícios de aplicação:
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/Tema-I-2/Texto/A_crisedamonarquia.htm
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/Tema-I-2/Texto/B_RepublicaPortuguesa.htm
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/Tema-I-2/Texto/C_Sintese_republica.htm
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/TemaI-3/Anos20.htm
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/TemaI-3/Conceitos.htm
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/TemaI-3/3_Personalidades.htm
-
Mais resumos em: http://nehistemf5.com.sapo.pt/FApoio_1republica.pdf;
http://nehistemf6.com.sapo.pt/FApoio_1republica2.pdf; http://nehistemf6.com.sapo.pt/A_Liberdade.pdf; http://nehistemf.com.sapo.pt/docs9/17_anos20.pdf
Exercícios de aplicação:
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/Tema-I-2/Texto/A_crisedamonarquia.htm
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/Tema-I-2/Texto/B_RepublicaPortuguesa.htm
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/Tema-I-2/Texto/C_Sintese_republica.htm
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/TemaI-3/Anos20.htm
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/TemaI-3/Conceitos.htm
- http://www.prof2000.pt/users/mjosemir/ccdi/Hotpot_9/TemaI-3/3_Personalidades.htm
-
Sem comentários:
Enviar um comentário