-1,32< ? <-0,78
(A) -0,80 (B)- 0,75 (C) -1,42 (D) -0,55
2- Qual é o valor da expressão numérica 3 x (-1/2) - (-5/2)?
(A) 2 (B) 1 (C) 1/4 D) -4
3- Identifica a afirmação verdadeira:
(A) -41/3 < -15/12
(B) -11/7 >
(C) 5/6 < 4/5
(D) 3/4 < -5/4
4- Dois terços do terreno do Sr. Santos foi dividido em quatro partes com a mesma área. A fracção da área do terreno de cada parte é...
(A) 1/4
(B) 8/3
(C) 1/6
(d) 3/8
5- Num torneio de jogos populares um grupo de pessoas tentava subir a um pau ensebado, mas estavam com grandes dificuldades. Só ao fim de várias tentativas um dos concorrentes conseguiu atingir o cimo do pau: começou por subir 1,1m, mas escorregou 0,5m; depois subiu 1m e escorregou 2/3m; subiu em seguida 1,5m e escorregou 0,6m; finalmente subiu 0,8m e atingiu o cimo. Qual era o comprimento do pau ensebado?
(R: 2,63m)
6- O João foi ao supermercado comprar legumes. Trouxe uma couve branca que pesava 300g; 5/3Kg de cenouras; 1/2Kg de bróculos e 0,8Kg de espinafres. No total, quantos quilos de legumes comprou o João?
(R: 3,26Kg)
7- Escreve sob a forma de uma potência de base 10:
7.1 0,001
7.2 100 000 000
7.3 0,001 x 0,01
7.4 10 000 : 0,01 (dica: escreve cada uma das parcelas na forma de potência de base 10 e a seguir usa a regra das potências para a divisão, ou seja, mesma base subtraem-se os expoentes)
8- Escreve os números seguintes em notação decimal:
8.1 1123 x 10-2
8.4 1,123 x 103
9- Escreve em notação científica:
a) 642 000 000 000
b) 0,046 x 105
c) 0,123
d) 478,23
10- Calcula, usando, sempre que possível a regra das operações com potências:
a) 69: 66 x 6;
b) (-2/5)-3: (3/7)-3
11. Calcula, indicando o resultado em notação científica:
a) 9 x 1012 : (3 x 104)
d) 5 x 107 - 3 x 107
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