Indica os elementos do conjunto A que são:
1.1 Múltiplos de 3.
R: {0, 15, 36}
1.2 Divisores de 36.
R: {1, 2, 9, 36}
1.3 Múltiplos de 2 e 5 simultaneamente.
R: {o, 50}
1.4 Números primos
R: {2, 17, 29}
1.5 Divisíveis por 3.
R: {9, 15, 36}
2. Preenche o espaço com um algarismo de modo que o número representado por 653__, seja:
2.1 Divisível por 3.
R: Exemplo: 4
2.2 Divisível por 2 e 5.
R: 0 (zero)
2.3 Divisível por 2 e 3.
R: 4
3. Das frases seguintes indica, justificando as que são verdadeiras e as que são falsas.
3.1 Nenhum número par é primo.
R: Falso. O número 2 é par e é um número primo, ou seja, só tem dois divisores (1, 2).
3.2 120 é divisível por 2, 3 e 5.
R: Verdadeiro.
Critério de divisibilidade por 2
120, é um número par, logo é divisível por 2
Critério de divisibilidade por 3
1+2+0 = 3, como 3 é divisível por 3, logo 120 é divisível po 3.
Critério de divisibilidade por 5
Como o número termina em zero é divisível por 5.
Logo, 120 é divisível por 2, 3 e 5 .
3.3 81 é um quadrado perfeito.
R: Verdadeiro. Porque oito ao quadrado dá 81.
3.4 Todos os números ímpares são divisíveis po3.
R: Falso. P.ex., 17 é um número ímpar e não é divisível por 3 (1+7=8).
3.5 O número 903 é um número primo.
R: Falso. Porque tem mais de dois divisores. P. ex., 903 dá para dividir por 3.
4. Decompõe o número 225 em factores primos.
5. Sabe-se que a área de um quadrado é 64m2.
5.1 Representa sob a forma de potência de base 2 o lado do quadrado.
5.2 Calcula o perímetro do quadrado.
6. O João esteve doente e faltou à escola, por isso telefonou ao Tiago para saber o que tinham feito na aula de Matemática. O Tiago ditou-lhe a seguinte expressão:
"... abre parênteses curvos, cinco ao cubo,...fechar parênteses, ...ao quadrado,... menos, cinco ao quadrado multiplicado por cinco elevado a quatro, ... mais dois ao cubo."
Ajuda o João a calcular o valor desta expressão.
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